Central de Atendimento (Seg a Sex - 9h às 18h)

(11) 3104-1023

96607-9578

08 de março, um dia para celebrar a história de luta das mulheres

No Dia Internacional da Mulher, além de oferecer benefícios às nossas servidoras, o Sindilex não pode deixar de falar do significado histórico dessa data.

A instituição de um dia para celebrar a luta das mulheres foi proposta por Clara Zetkin e outras militantes na Segunda Conferência Internacional das Mulheres Socialistas, em 1910.

As conferencistas tiveram como referência os movimentos das mulheres norte-americanas em greve por melhores condições de trabalho e, principalmente, pelo direito ao voto. Porém, a escolha da data, 08 de março (23 de fevereiro no calendário Russo) se deu mais tarde, em 1921, em celebração ao movimento das mulheres de 1917 na Rússia contra a fome e a guerra que deu origem à Revolução Russa.

Essas referências históricas, segundo pesquisadoras como Renée Côté, explicam a aprovação da data de 08 de março como Dia Internacional da Mulher, desmistificando a história da greve de mulheres em indústria textil em Chicago que teria pegado fogo com as trabalhadoras presas dentro da fábrica. Embora tenham acontecido inúmeras greves por melhores condições de trabalho desde o século XIX até primeira década do século XX nos
Estados Unidos, não há registro dessa greve em Chicago.

As mulheres têm desempenhado importante papel na história de mudanças da sociedade, desde a elaboração teórica, com intelectuais como Simone de Beauvoir, Rosa de Luxemburgo, entre outras, à atuação prática.

Atualmente, as mulheres ainda desenvolvem frentes de atuação por igualdade de gênero, buscando o reconhecimento do espaço e da contribuição das mulheres, sobretudo na área profissional. O mercado de trabalho, embora tenha tido avanços, ainda se mostra desfavorável às mulheres.

Ainda longe de lograr êxito, a Lei Maria da Penha também foi uma importante conquista para combater a violência contra a mulher, geralmente praticada por seu parceiro ou ente da família.

Ultrapassar barreiras como o preconceito, a violência e o machismo, lamentavelmente cada vez mais crescentes na sociedade brasileira, é tarefa árdua que precisa ser enfrentada pelas mulheres conscientes de seu papel na história.

Feliz Dia 08 de Março. Feliz Dia da Mulher!

Sônia Alves
Vice-presidente do Sindilex

Compartilhar