Centro de Memória da CMSP resgata documentos de 1560

Já imaginou ter acesso ao que foi discutido na Câmara de São Paulo em datas emblemáticas como 1º de abril de 1964? E traçar a trajetória política de um vereador a partir de seus discursos no plenário? Desde o dia 14 de abril isso já é possível graças ao hotsite Centro de Memória da Câmara que disponibiliza na internet documentos históricos, atas, anais das sessões plenárias, dentre outros.

Além de uma linha do tempo com 80 imagens que contam a história da Câmara, a população poderá refinar sua pesquisa de acordo com oito categorias: vereadores, projetos, lei, atas e anais, comissões, livros, processo digitalizados e documentos históricos. Essas categorias foram escolhidas a partir da base de dados construídas pela Secretaria de Documentação da Câmara, que faz a catalogação e indexação desses materiais.

“Este trabalho ligado à memória da Câmara é muito relevante na medida em que envolve os vereadores e se mistura com a história da cidade. Isso pode ser detectado pelos discursos proferidos pelos vereadores em cada momento da vida da cidade de São Paulo. Então, preservar o que acontece na cidade e na Câmara é algo significativo, faz parte da cidadania, da valorização da pesquisa e da diversidade cultural que a cidade possui”, disse Ubirajara de Farias Preste Filho, supervisor geral do Arquivo da Câmara de São Paulo e consultor técnico legislativo.

Só de documentos históricos estarão disponíveis, neste primeiro momento, mais de seis mil itens e a previsão é de que ultrapasse os 10 mil nos próximos meses. As origens e os temas são variados e o valor do acervo é imensurável. Dentre os registros, por exemplo, um requerimento assinado por Oswald de Andrade solicita à Câmara a concessão de um terreno que hoje é a Praça Benedito Calixto.

“São documentos que se misturam com a história de São Paulo e do Brasil. Temos aqui documentos que relatam a rotina da Câmara desde 1562. O site vem para reunir essas informações, facilitar o acesso das pessoas e mostrar a história de uma maneira muito mais divertida e atraente”, explica Maria Isabel Lopes Corrêa, coordenadora do Centro de Memória da Câmara de São Paulo.

O acervo já estava disponível para consulta na Secretaria de Documentação da Câmara, mas a agora está on-line e permite aos interessados pesquisa sem precisar sair de casa ou trabalho. O hotsite Centro de Memória da Câmara está em criação desde dezembro de 2015 e é resultado do empenho de servidores da Secretaria de Documentação, do Centro de Comunicação Institucional, da Secretaria Geral Administrativa e o Centro de Tecnologia da Informação.

O Sindilex reconhece a importância do Centro de Memória e parabeniza todos os servidores envolvidos na criação de tão notável iniciativa.