Conselheiros do TCM prestam esclarecimentos aos servidores

Teve grande destaque a sessão plenária do TCM ocorrida na última quarta-feira, 6 de abril. O plenário foi tomado por muitos servidores interessados em ouvir os esclarecimentos do colegiado a respeito da não aprovação, pela Câmara Municipal, dos PLs que tratavam da recomposição salarial e da adequação do teto remuneratório para os servidores do TCM, bem como sobre os encaminhamentos possíveis a partir de agora.

O Presidente Roberto Braguim destacou logo ao início da sessão a relevante presença dos servidores e passou a esclarecer os últimos acontecimentos. Braguim reafirmou sua convicção sobre a legalidade, pertinência e legitimidade dos projetos, além de frisar que continuará acompanhando a tramitação e apoiando para que eles sejam aprovados o quanto antes.

Em seguida o Corregedor João Antônio fez um pronunciamento para demonstrar a consistência jurídica da tese utilizada no projeto do teto. Afirmou ainda que a sua ida, bem como a do Vice-Presidente Maurício Faria, à Câmara Municipal na última sexta-feira (01/04) teve por intuito o esclarecimento técnico de possíveis questões levantadas pelos nobres vereadores.

O conselheiro Maurício Faria traçou um histórico dos acontecimentos e endossou os argumentos anteriores. Ressaltou ainda que a perda inflacionária dos servidores sujeitos ao teto desde 2012 foi superior a 30%.

Por fim, o Presidente solicitou que os demais conselheiros se manifestassem sobre o assunto para que fosse possível que o colegiado firmasse um posicionamento convergente. Em atendimento à solicitação os conselheiros Edson Simões e Domingos Dissei declararam seu apoio aos projetos perante o restante do colegiado e aos demais servidores presentes.

O Sindilex reconhece os esforços depreendidos pelo Presidente e pelos Conselheiros Maurício Faria e João Antônio e entende que os esclarecimentos foram adequados, não só pelo caráter informativo, mas também pelo gesto simbólico no qual o colegiado do TCM buscou apresentar os fatos com transparência e prestar contas aos servidores que trabalham diariamente para que a instituição continue sendo reconhecida pela excelência dos trabalhos desenvolvidos.