Sindilex divulga texto elaborado pela Federação Nacional das Entidades dos Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil (FENASTC), em homenagem ao Dia do Servidor.

Dia do Servidor Público

Parabéns a cada um dos setenta mil Trabalhadores dos 34 Tribunais de Contas do BRASIL.

Somos, essencialmente, Tribunais de Auditorias realizamos milhares de auditorias e inspeções, todos os anos, em todo o Brasil, averiguando o desempenho dos Poderes, Órgãos, Fundações, Autarquias, Empresas Públicas e Sociedades de Economia Mista, nas esferas Federal, Estaduais e Municipais.

Os relatórios de auditoria é a base sobre a qual se movimentam os Tribunais. É sua matéria-prima.

Trabalhamos com a verdade real.
Instruímos todos os processos e escrevemos votos para serem apresentados nos plenários.
Nossa matéria é de interesse público. A referência, dos Tribunais de Contas, é a sociedade.
Dentre as três grandes funções de Contas, representamos a Função de Auditoria: Auditores de Controle Externo (e Técnicos de apoio). Respeitamos as outras duas: Função julgadora: Ministros/Conselheiros e seus substitutos; Função fiscal da Lei: Membros do Ministério Público de Contas (MPC).
É tempo de construir a Carreira Nacional para o Serviço de Auditoria Externa, com prerrogativas, competências/atribuições, denominação nacional de Auditores de Controle Externo ( ACE ) e remuneração mínima em todo o País. Vamos organizar e proteger, igualmente, todas as carreiras de apoio.
Os Tribunais de Constas são instituições tipicamente Republicanas. Somos essenciais para a Democracia. Somos o melhor instrumento para o combate à corrupção.
Já conquistamos muito. A isso devemos comemorar.
Viva os Servidores dos Tribunais de Contas do Brasil.
Brasília, 28 de Outubro de 2014.