Dirigido por Jean-Pierre Jeunet e com roteiro de Guillaume Laurant, o filme francês O Fabuloso Destino de Amelie Poulain conta a trajetória de vida da menina Amelie Poulain. A comédia romântica, em um primeiro momento, mostra a infância e a relação de Amelie com seus pais.

Depois, o longa apresenta a garota já adulta. Ela vai morar sozinha no bairro de Montmartre e se torna garçonete no Café Les 2 Moulins. Em sua nova casa, Amelie descobre um esconderijo no apartamento e nele há escondido uma caixa do antigo morador. A jovem decide devolver a caixa ao dono e começa a busca por ele. Amelie encontra o antigo morador, entrega o pacote e ele fica muito agradecido e feliz. Com este gesto, a menina pegou gosto em ajudar as pessoas que estão a sua volta e também a pregar peças em quem, na visão dela, é vilão.

Ao longo do filme, Amelie ainda se apaixona a primeira vista. O Fabuloso Destino de Amelie Poulain ganhou, em 2002, Melhor Roteiro Original e Melhor Desenho de Produção no BAFTA – British Academy of Film and Television Arts, Prêmio da Audiência no Festival Internacional de Edimburgo e Prêmio do Público no Festival de Cinema de Toronto.