Foto: Ag. Senado

 

O Senado Federal homenageou, nesta terça-feira (26/03), mulheres de diversas regiões e áreas de atuação que contribuíram para o debate sobre direitos das mulheres, ampliação da representação e o protagonismo feminino na sociedade.

Por seu trabalho a frente da Auditoria Cidadã da Dívida, no combate as irregularidades e denunciando esquemas de desvio de dinheiro público, a coordenadora nacional da entidade, Maria Lucia Fattorelli, foi uma das agraciadas com o Prêmio Bertha Lutz em 2019, por indicação da senadora da república, Zenaide Maia (PROS/RN).

Em seu discurso de agradecimento, Fattorelli ressaltou a importância de se conhecer os impactos da dívida na política nacional, e como a falta de serviços públicos afeta especialmente a vida das mulheres.

“A dívida pública já tem sido denunciada por várias ilegalidades, ilegitimidades e até fraudes inclusive em comissões aqui no Senado. (…) ela consome 40% do orçamento federal e afeta o orçamento dos estados e municípios, sendo paga a credores sigilosos (…)”.

Ela também dedicou o prêmio à família, filhos e aos voluntários da Auditoria Cidadã da Divida que ajudam na denuncia dos mecanismos que geram dívida pública e privam a sociedade de uma vida digna.

Ao finalizar, a coordenadora convocou a bancada feminina presente para se engajar na causa da dívida pública e lutar por transparência nas contas públicas.

O Prêmio

O Diploma Bertha Lutz é entregue pelo Senado desde 2001, em reconhecimento a pessoas que se destacam na luta pelo protagonismo feminino na sociedade brasileira. O nome do diploma é uma referência a Bertha Lutz, precursora no Brasil na luta pelo direito de voto às mulheres, conquistado em 1932.

Confira vídeo da entrega: https://youtu.be/k-tPD4oK5HU

 

FONTE: Auditoria Cidadã da Dívida

Deixar um comentário.

Seu endereço de e-mail não será publicado.

Você pode usar estas tags HTML e atributos : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

limparEnviar