SINDILEX parabeniza novo diretor da Escola de Contas do TCMSP

A diretoria do SINDILEX parabeniza o professor Jessé de Souza pela posse como diretor da Escola de Contas do Tribunal de Contas do Município de São Paulo. Com uma experiência acumulada em mais de três décadas, o professor vem trazer sua expertise na área e, certamente, colaborará com o processo de transparência e independência do TCMSP.
Jessé José Freire de Souza tem 60 anos e foi presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) de abril de 2015 a maio de 2016. Possui graduação em Direito pela Universidade de Brasília (1981), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (1986), doutorado em Sociologia pela Karl Ruprecht Universität Heidelberg, Alemanha (1991), pós doutorado em filosofia e psicanálise na New School for Social research de Nova Iorque, EUA (1994-1995) e livre docência em sociologia pela Universität Flensburg, Alemanha (2006).
Realizou diversos estágios pós-doutorais e, como Professor visitante, na Universität Bremen, Alemanha (1999-2000). Escreveu como autor e organizador 25 livros além de mais de 100 artigos e capítulos de livros em diversas línguas, sobre teoria social, pensamento social brasileiro e estudos teórico/empíricos sobre desigualdade e classes sociais no Brasil contemporâneo.
É Professor titular de ciência política da UFF (Universidade Federal Fluminense). Mais recentemente publicou os livros “A tolice da inteligência brasileira”, em 2015, e “A radiografia do golpe” em 2016, ambos pela editora Leya.
Escreveu e organizou 22 livros, em português, inglês e alemão sobre sociologia política, teoria da modernização periférica e desigualdade no Brasil contemporâneo. Atualmente, é professor titular de ciência política na Universidade Federal Fluminense, em Niterói, Rio de Janeiro.
Principais obras em português
A tolice da inteligência brasileira: ou como o país se deixa manipular pela elite. São Paulo, LeYa, 2015.
Os batalhadores brasileiros: Nova classe média ou nova classe trabalhadora? Belo Horizonte: UFMG, 2010. (Coleção Humanitas) (2ª edição em 2012)
A ralé brasileira: quem é e como vive. Belo Horizonte: UFMG, 2009.
(Org.). A Invisibilidade da Desigualdade Brasileira. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
SOUZA, Jessé. A Construção Social da Subcidadania. Belo Horizonte: UFMG, 2006.
SOUZA, Jessé. A Modernização Seletiva: Uma Reinterpretação do Dilema Brasileiro. Brasília: UNB, 2000.
ASCOM SINDILEX com informações da Escola de Contas do TCMSP[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]