No dia 03 de abril, os diretores do Sindilex Daniel dos Santos e Marcos Alcyr estiveram presentes na reunião da Confederação das Carreiras Típicas de Estado (Conacate) com o Instituto Carlos Matus e a Fundação Instituto de Administração (FIA), em São Paulo.

A FIA é uma fundação que se originou das atividades de extensão do Departamento de Administração da FEA/USP, passou por uma grande expansão e tornou-se uma instituição educacional autônoma.

O Instituto Carlos Matus é uma entidade que trabalha na disseminação e utilização das ciências e técnicas de governo desenvolvidas pelo professor que dá nome ao instituto, especialmente o “Planejamento Estratégico Situacional” (PES). O PES é uma metodologia de gestão utilizada pelo IPEA e por vários gestores públicos brasileiros.

Na reunião, foram discutidas a crise política, social e econômica, com a consequente perda de direitos trabalhistas e sociais e a fragilização das entidades sindicais.

Foi tratada também a necessária conjugação do movimento sindical, sociedade civil organizada e academia, que pode acontecer por meio da articulação das diversas entidades já existentes, como o Sindilex, numa coordenação geral em que os diversos atores, apesar de terem interesses diversos, podem se direcionar para objetivos comuns.