Com um total de 18 horas de aula, entre encontros presenciais e online, o curso abordou temas relevantes para o cenário sindical e para a sociedade, como:
- Perspectivas Políticas e Jurídicas no Século XXI – Professor Camilo Onoda Caldas
- Resgatar a Função Social da Economia – Uma Questão de Dignidade Humana – Professor Ladislau Dowbor
- Questão Israel-Palestina – Professor Luis Felipe Osório
- Rússia versus Ucrânia e OTAN – Professor Cláudio Rennó
- Colapso Ambiental e o Agravamento do Antropoceno – Professora Taylisi Leite
- Lutas Anticolonialistas no Continente Africano – Professor Leopoldo R. Soares
- Modelo de Desenvolvimento Chinês e BRICS – Professor Victor Barau
- Influência das Redes Sociais na Sociedade Brasileira – Professor Sérgio Amadeu
- Nova Reorganização Geopolítica e o Fim do Domínio Americano – Professor Victor Barau
- Teoria da Dependência – Professor Carlos Eduardo Rosa Martins
- Programa de Reindustrialização Brasileiro – Professor José Dirceu
O curso teve como objetivo principal instrumentalizar os dirigentes sindicais para compreender a complexidade do cenário global e agir de forma consciente na transformação da realidade social. A coordenadora do curso, Sônia Alves, destacou a importância desse projeto: “Entregamos mais do que prometemos, com 18 horas de aprendizado intenso e a troca de conhecimentos entre professores e alunos. Nossa missão é capacitar os dirigentes sindicais para enfrentar os desafios das transformações econômicas e sociais que estamos vivendo.”
A Escola Sindilex e a Pública agradecem os professores que generosamente compartilharam seus conhecimentos, colaborando para a construção de um Brasil mais justo e inclusivo.
O próximo módulo do curso, com o tema “O Enfraquecimento dos Sindicatos, o Ataque às Democracias e as Ideologias de Domínio”, será anunciado em breve.
Para acessar os livros do Professor Ladislau Dowbor gratuitamente, visite: dowbor .org .
Leia o que os alunos disseram sobre o curso:
Daniela Goldoni: “Eu achei o curso poderoso para os militantes do socialismo, da esquerda, pessoas ligadas ao sindicalismo. Me senti contemplada complementando conhecimentos que eu ainda não tinha, e mais ainda podendo ouvir vários pontos de vista dentro de uma mesma visão de mundo. Mas acho que deveríamos multiplicar este tipo de curso para pessoas que não tem conhecimento profundo na visão de mundo progressista. Com um linguajar mais popular. Mas sou muito grata ao SINDILEX por nos ter proporcionado este maravilhoso e rico curso.”
Maricler Real: “Mais que um curso, um aprendizado pra nós, dirigentes de entidades de servidores públicos, que estamos nas trincheiras diárias pela inclusão social, pela igualdade e respeito. Ansiosa pelo próximo.”